A nova estirpe do vírus de gripe transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indíviduo doente, sobretudo pela tosse e espirros, mas também por contacto das mãos com superfícies e/ou objectos contaminados.
O vírus da Gripe A(H1N1)v que surgiu recentemente, é um novo subtipo de vírus da gripe, que é transmissível entre os seres humanos.
Este novo subtipo contém genes das variantes humanas, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo.
É esta a principal característica que o distingue do vírus causador da gripe normal.
O vírus pode ficar no organismo até sete dias, até que apareçam os primeiros sintomas.
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada – por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.
Estas medidas são também importantes para as crianças.
O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.
Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade. É prudente, contudo, considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifestar sintomas.
O novo vírus da gripe é sensível aos medicamentos anti-virais oseltamivir ezanamivir.
Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível:
Mais informações em:
Dois gestos de protecção!
Se tiver sintomas de gripe, fique em casa, informe no seu emprego e ligue para:
Este post foi criado
em Segunda-feira, Outubro 12th, 2009 às 22:07.
Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site
Agosto 15th, 2011 at 21:11
Sintomas
* Febre
* Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
* Dor de garganta
* Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
o Dores corporais ou musculares
o Dor de cabeça
o Arrepios
o Fadiga
o Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Dois gestos de protecção!
1. Lave as mãos
2. Tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir
Eu apridir e vc