A menopausa é um período de mudanças físicas e comportamentais (afrontamentos, alterações de humor, insónias, entre outras), mas sobretudo uma etapa que cada mulher irá viver de forma diferente.
É o encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se normalmente entre os 45 e 55 anos, mas varia de pessoa para pessoa. Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano. O termo menopausa vem do grego mēn (mês) e paûsis (interrupção, pausa) – numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual.
A menopausa não ocorre de forma brusca, os ovários diminuem progressivamente a sua actividade, as ovulações vão sendo cada vez mais raras e as secreções de estrogénio e de progesterona vão diminuindo até desaparecerem. A esta fase que precede a menopausa, denomina-se de pré-menopausa, período em que o ciclo menstrual se torna irregular, sendo muito longo ou muito curto e podendo ser muito ou pouco abundante. Os factores genéticos são importantes e influenciam esta evolução.
A carência hormonal induzida pela menopausa faz-se acompanhar de manifestações muitas vezes desconfortáveis. Estes transtornos variam durante o tempo e podem durar de alguns meses até alguns anos. Por isso deve ser sempre acompanhada pelo seu médico.
Se começa a sentir que está a chegar à pré-menopausa deve marcar uma consulta com o seu médico de familia ou ginecologista para realizar exames médicos. Estes são alguns dos exames que lhe vão prescrever:
Aproveite este nova fase da sua vida!
No próximo artigo vamos falar sobre cremes e tratamentos específicos para pessoas que estão na menopausa ou já passaram por ela.
Este post foi criado
em Terça-feira, Fevereiro 28th, 2012 às 10:30.
Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site