Existem muitos tipos de pele; de maneira geral, podem ser classificadas como pele normal, seca, oleosa e sensível.
A pele normal é o tipo de pele que todos queremos: suave, firme, elástica e radiante de saúde. A pele normal não apresenta lesões ou doenças, está bem hidratada e bem equilibrada. Mas o mais importante é que a pele normal está em condições ideais para realizar a sua função básica como barreira protetora integral. Este tipo de pele é característica de um bebé.
Falta hidratação à pele seca. Por isso, o seu aspeto é como se estivesse sem cor e sem vitalidade, tendo mais tendência para: formar rugas, ter problemas de pele e ter reações alérgicas.
A superfície da pele costuma conter cerca de 20% de água. Os componentes como os lípidos e as proteínas formam uma estrutura especial do tipo “tijolos de argamassa” para reter esta água. Se sofrerem danos, a sua pele ficará desidratada rapidamente.
Uma barreira debilitada interfere na capacidade de conservar a sua hidratação. A pele seca faz com que a hidratação se evapore, deixando-a ainda mais seca e mais necessitada de cuidados.
A pele oleosa normalmente ocorro quando as glândulas sebáceas produzem muito sebo ou óleo e por isso o seu aspecto é muito brilhante ou inclusive oleoso. O excesso de sebo também pode obstruir os poros e favorecer o aparecimento de borbulhas. As áreas mais afetadas costumam ser o rosto, o pescoço, o peito e as costas.
Muitas pessoas têm a pele oleosa durante a puberdade, sobretudo os rapazes, mas algumas peles são oleosas durante todo a vida devido a uma predisposição genética ou a alterações hormonais. Se os seus pais tinham a pele oleosa, é possível que você também a tenha. Para além disso, qualquer mudança hormonal, devido a menstruação, gravidez, situações emocionais ou transição para a menopausa, pode fazer com que a pele fique oleosa.
A pele sensível reage fortemente contra fatores e alergénicos que não afetam a pele normal. Isto ocorre porque a camada exterior costuma ter a função de barreira mais debilitada, razão pela qual pode sofrer danos com maior facilidade.
No entanto, nem todos os tipos de pele sensível são iguais, já que as pessoas podem ser afetadas por fatores diferentes. Algumas peles pode ser sensíveis ao contato com certos produtos, que produzem erupções ou eczema. Outras, por sua vez podem ser afetadas pelas condições climatéricas, regime alimentar, poluição, produtos cosméticos ou inclusive pelo stress.
O próximo texto será sobre que tipo de cosméticos que é mais adequado consoante o tipo de pele e estado.
Siga o Estética e Saúde no Facebook
Este post foi criado
em Segunda-feira, Março 11th, 2013 às 15:15.
Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site