Duas das épocas festivas preferidas dos portugueses passaram e alguns excessos foram cometidos.
Uma fatia dourada a mais, um pouco de bolo rei aqui e tronco de Natal ali… O jantar estava tão bom que não resistiu em repetir! E as sobremesas (ai as sobremesas!) maravilhosas que partilhou com toda a família?
Reviu-se nesta descrição? Então é provável que agora se ressinta dos excessos que cometeu, tanto a nível do organismo como a nível de pele. E é para isso que estamos aqui, para a ajudar com algumas dicas fáceis, a combater as consequências dos excessos e ficar como nova neste ano que acaba de começar!
A primeira grande dica que deve manter sempre presente é que o essencial para manter o seu corpo saudável e a sua pele bonita começa de dentro para fora. Não adianta muito ter imensos cuidados com a pele se no fim não tem cuidado com o seu organismo.
E é exatamente por aí que vamos começar, pela desintoxicação do corpo. E a melhor que pode fazer, é também a mais simples. Chama-se “beber muita água”. Já todas sabemos a importância que tem e desde crianças que ouvimos isto, mas não é por acaso. Deve-se beber 1,5l a 2l de água por dia (o que equivale mais ou menos a 7 copos de água) para manter o corpo hidratado e expulsar todas as impurezas que não lhe fazem falta absolutamente nenhuma.
As suas refeições devem ser agora mais equilibradas. Para tal é muito simples. Não há que cortar em hidratos de carbono, nem doces, nem nada disso que estamos habituados a ouvir. O que deve fazer é simplesmente encontrar um equilíbrio para que não seja preciso retirar nenhuma destas coisas por completo da sua alimentação.
Metade do seu prato deve incluir legumes. A outra metade será dividida entre a proteína (carne, peixe, ovos) e os hidratos de carbono (batata, arroz, massa). Dê preferência aos cozidos, assados e grelhados em detrimento dos fritos.
Acha que isto é tudo muito giro, mas muito difícil de fazer porque a comida já não tem sabor? Desengane-se! O truque é usar especiarias. Ficará surpreendida com o poder que estas têm na hora de dar sabor aos alimentos. Lá atrás ficou o tempo em que o sal é que era o único capaz disso.
Passamos aos doces. Ninguém lhe diz que não poder comer um chocolate todos os dias, o que não deve fazer é comer uma tablete inteira de chocolate, mas um ou dois quadrados por dia (opte por uma percentagem de cacau de pelo menos 70%), não sabe o bem que lhe fazia! A fruta também é uma ótima opção, porque muitas vezes tem o doce que necessita, sem ter todo o açúcar mau e processado que não lhe faz falta. Uma dieta equilibrada não deve ser sinónimo de dieta restritiva, até porque isso acaba por causar ansiedade na pessoa e a probabilidade de “escorregar” na dieta é maior.
Antes de passarmos ao seguinte, queremos só fazer uma ressalva. Onde se lê “dieta”, deve ler-se “plano alimentar equilibrado e adequado às suas necessidades”. Em caso de dúvida deve sempre consultar um profissional da área de nutrição para ter a certeza que está a dar ao seu corpo o que ele realmente precisa.
Outra velha máxima é a do exercício físico. Calma! Não vá já a correr inscrever-se no ginásio mais próximo, a ideia não é essa. A ideia é olhar para o seu estilo de vida e perceber onde pode encaixar meia hora de exercício por dia. Meia hora por dia dá um total de 3 horas e meia por semana, como vê, não é assim tanto, e pode dividi-las por 3 ou 4 dias, se achar melhor. A grande maioria das pessoas associa exercício a ginásio e o que acaba por acontecer na grande maioria dos casos é que se inscrevem e deixam logo de ir porque não se identificam com o ambiente de ginásio. Uma caminhada, uma corrida ou até uma série de exercícios feitos em casa são o suficiente. Basta uma pequena pesquisa e encontrará certamente alguns exercícios que considera serem os mais indicados para si.
Agora que já vamos a meio caminho e que o nosso corpo se vai começar a sentir muito melhor graças a estas pequenas alterações interiores, passamos ao que podemos fazer de fora para dentro.
De manhã, limpe o rosto com um gel de limpeza, um tónico e aplique um creme de dia. Se for o seu caso, tenha atenção à maquilhagem que utiliza. Esta deve ser adequada ao seu tipo de pele e no final do dia deve ser completamente retirada.
E por falar em final do dia, retire a maquilhagem com a ajuda de um desmaquilhante à sua escolha. Nós aconselhamos o Hydra Milk Cleanser que por ser adequado a peles sensíveis, para além de retirar toda a maquilhagem, respeita o equilíbrio natural da pele. No fim repita o processo que fez de manhã, mudando apenas o creme de dia para um creme de noite. Uma vez por semana realize uma máscara facial e esfolie também a pele.
Sempre que sai do banho, aproveite para hidratar a pele do corpo, apesar se nesta altura do ano estar frio e não andar com tanta pele à mostra, ela merece a sua atenção todo o ano.
Esperamos que tenha gostado destas dicas e que lhe tenham sido úteis. Tem alguma que gostaria de acrescentar? Adoraríamos saber! Conte-nos tudo abaixo nos comentários e tenha um bom ano 2019 cheio de saúde e felicidade!
Este post foi criado
em Sexta-feira, Março 1st, 2019 às 16:36.
Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site