Ah, as estrias… Aquelas malditas marcas que desenvolvemos na pele e não vão embora nem por nada. Mas hoje vamos desmistificar tudo: o que são, na realidade, as estrias, quais as possíveis causas para o seu aparecimento, como as podemos prevenir e, ainda, como as podemos atenuar.
As estrias são cicatrizes causadas pela rotura das fibras elásticas e de colagénio, que adquirem, numa fase inicial, uma cor avermelhada, pois essa é a fase de inflamação. Com o passar do tempo, estas acabam por ter uma tonalidade mais branca, pois na zona onde aparecem as estrias, deixa de existir melanina, que é a responsável por dar cor à pele.
Há várias possíveis causas para o aparecimento das estrias, tais como: oscilações de peso, o aumento de volume (principalmente da barriga) na gravidez, fatores hormonais e genéticos, e até mesmo a toma de certo tipo de medicamentos.
Para evitar o surgimento de estrias, há alguns hábitos simples que podemos adotar, tais como hidratar o corpo, tanto por dentro como por fora. Beber entre 1,5l a 2l de água é muito importante (apesar de a quantidade de água depender de pessoa para pessoa, mas estes são os valores médios), e aliar isso à hidratação diária com cremes gordos em todo o corpo, mas em especial nas zonas onde a sinta que a pele é mais propensa à criação de estrias. Geralmente estas surgem na zona do peito, barriga, glúteos, coxas e braços.
Um estilo de vida saudável também promove a melhoria da aparência da pele, além de ser algo que todos devíamos adotar, por uma questão de saúde, como por exemplo, a prática de exercício físico. Alguns fatores com maior impacto são também a ingestão adequada de fruta e legumes, ricos em vitamina C e antioxidantes, a evitar a ingestão de doces e gorduras.
Um dos passos iniciais é a esfoliação: esta promove a renovação celular da pele e a produção de colagénio, essencial à força e elasticidade da pele.
Aliado à esfoliação, a utilização de cremes ricos em ácido glicólico e óleos essenciais, como o de rosa mosqueta, ajudam na produção de colagénio.
Por fim, sugerimos experimentar utilizar um dermaroller, que é um dispositivo composto por filas de microagulhas que induz a produção de colagénio e a renovação celular. Por exemplo este Pacote Elimina Estrias, que contém um dermaroller e um creme anti estrias, é o um ótimo kit, devido à sua fácil utilização: aplicar o creme na zona a tratar e de seguida passar o dermaroller, que fará com que o efeito do creme seja potenciado. Pode realizar este tratamento entre duas a três vezes por semana, mas tenha sempre em atenção à pressão que faz no dermaroller (não deve ser muita) e se a pele já regenerou (já não tem aparência avermelhada).
Este post foi criado
em Sexta-feira, Outubro 4th, 2019 às 14:15.
Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site